" Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou conhecimento." (Paulo Freire)

Ações do projeto

AÇÃO 1- REUNIÕES PARA ESTUDO, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO
Reuniões semanais nas Escolas, entre coordenador, supervisores e licenciandos, para análise de textos, visando à compreensão das novas propostas metodológicas de ensino de língua portuguesa (ênfase nos documentos normativos: Currículo Mínimo e PCNs), bem como para elaborar  materiais didáticos que estimulem a produção de  textos dos alunos da Educação Básica e ainda para avaliar os resultados das ações executadas. Trimestralmente, serão apresentados cronograma e  planejamento dos encontros, cujas atividades  serão  registradas em imagens e textos no blog do Subprojeto.  
 
AÇÃO 2-  ACOMPANHAMENTO DAS PRÁTICAS DE SALA DE AULA 
Observações de aulas pelos licenciandos nas escolas parceiras, atentando para  metodologias empregadas, para usos do livro didático e para  processos de avaliação. Nesta etapa de reconhecimento das dinâmicas e práticas docentes, os graduandos ampliarão conhecimentos sobre o trabalho docente, através da percepção e análise de diferentes práticas e de seus impactos no ensino de língua materna.  Assim, estarão mais aptos a participarem, com supervisores e coordenador, da criação de experiências metodológicas inovadoras que contribuam para aprimorar o ensino de língua portuguesa.

AÇÃO 3-  ADAPTAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS
Licenciandos, supervisores e coordenador, considerando a realidade das turmas acompanhadas, procederão à adaptação e produção de materiais didáticos estimuladores do desenvolvimento de competências discursivas dos alunos.  Essas produções (jogos, fichas de leitura e de consulta, livretos e cadernos de atividades,  dentre outras, que serão utilizadas nas ações do Subprojeto) envolvem atividades  de estudo de gêneros textuais para conhecimento de suas características sociocomunicativas  e composicionais, de sua organização e de seu estilo pelos discentes da Educação Básica.

AÇÃO 4-  CRIAÇÃO DE BANCO DE TEXTOS (BT)
Levantamento do acervo das bibliotecas das Escolas pelos licenciandos, supervisores e  alunos, sob orientação do coordenador, com  objetivo de criar um Banco de Textos.  O BT foi idealizado tendo em vista a necessidade de elaboração de materiais didáticos para incrementar aulas de língua portuguesa. A ação comporta duas etapas: a de captura de materiais (textos expressivos de diferentes gêneros) e estruturação do BT (procedimentos de arquivamento em Cadernos de Textos); em seguida, a de análise dos textos do BT selecionados para composição de materiais didático, em reuniões  mensais.   


AÇÃO 5- PRÁTICAS DIDÁTICAS NO FORMATO DE PROJETOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS
Implementação de projetos, com a atuação do coordenador, dos supervisores e  licenciandos, pautados em diferentes gêneros textuais (principalmente, os literários,  jornalísticos e  da  tradição oral), envolvendo  atividades  com  emprego de materiais didáticos diversificados, que possam dinamizar as práticas docentes, de modo a estimular a superação das dificuldades de aprendizagem encontradas pelos alunos das Escolas. Está prevista a apresentação de um produto final com trabalhos dos discentes (festival, livro, jornal, mural etc.), destinado à  circulação social efetiva.  

AÇÃO 6- ORGANIZAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INTERTEXTUAIS COM AUXÍLIO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS
Participação do coordenador, dos graduandos e supervisores na elaboração de sequências didáticas que, tendo como foco a análise da  adaptação de romances, contos e folhetos de cordel para o cinema, solicitam a utilização de  recursos audiovisuais.  A ação incentiva a leitura intertextual de obras literárias e leva ao exame das  estratégias usadas na releitura das obras literárias, conforme a situação comunicativa. A partir desse trabalho com a intertextualidade, os alunos das escolas parceiras recriarão intertextos literários por meio de resenhas, resumos, paródias e paráfrases.

AÇÃO 7- PAPO DE ESTUDANTE (JORNAL ESCOLAR)
Edição de jornal impresso, semestral, pelos licenciando, com auxílio dos supervisores e do coordenador, no qual os discentes das escolas parceiras publicarão seus textos. Tendo por principal objetivo incentivar a leitura e a produção de textos em sala de aula, esta ação, pautada  na metodologia de projetos, volta-se,  através da realização de oficinas,  para o trabalho com vários gêneros da esfera jornalística, colocando os alunos na posição de jornalista, crítico, anunciante, cronista, dentre outras.

AÇÃO 8- LENDO E ESCREVENDO POEMAS
Organização de atividades de estímulo à leitura e produção de textos poéticos pelos alunos das escolas parceiras, com vistas a contribuir para o desenvolvimento de práticas de letramento literário. Planejamento e execução de oficinas pelos licenciandos, supervisores e pelo coordenador como forma de abordagem dos poemas e de abertura de espaços para a produção desse gênero na sala de aula.  Ao final, os poemas dos alunos comporão um Caderno de Poemas e serão apresentados nos eventos “Poesia na calçada” e “Recital de poesia”.

AÇÃO 9- AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS ALCANÇADOS
Participação dos supervisores, licenciandos e do coordenador, em reuniões mensais, nas escolas parceiras, objetivando a análise do alcance do material didático produzido e das ações efetivadas. Serão realizadas reflexões sobre o desempenho escolar dos alunos das turmas acompanhadas, com ênfase no desenvolvimento da capacidade de  produção oral e escrita de gêneros textuais. 
   
AÇÃO 10- CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE BLOG                                     
O blog a ser criado pelos licenciandos, sob a orientação do coordenador e dos supervisores, assumindo o formato de arquivo de ideias e de experiências, composto por imagens (fotos de eventos, pôsteres) e textos (comentários críticos, sequências didáticas, projetos, relatos de experiências, cronogramas), servirá de meio de registro e divulgação das atividades realizadas pelos pibidianos. Através dele, portanto, serão compartilhadas as ações ocorridas no âmbito do Subprojeto.

AÇÃO 11- PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Participação do coordenador, dos supervisores e licenciandos em eventos científicos, através da apresentação de artigos acadêmicos e pôsteres, visando à divulgacão dos resultados alcançados pelo Subprojeto e ao relato das experiências vivenciadas no espaço escolar.

AÇÃO 12- ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS PERIÓDICOS
Produção de relatórios pelo coordenador, pelos supervisores e licenciandos para apresentação dos resultados parciais e finais do trabalho realizado.

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