Reuniões semanais nas Escolas, entre coordenador, supervisores e licenciandos, para análise de textos, visando à compreensão das novas propostas metodológicas de ensino de língua portuguesa (ênfase nos documentos normativos: Currículo Mínimo e PCNs), bem como para elaborar materiais didáticos que estimulem a produção de textos dos alunos da Educação Básica e ainda para avaliar os resultados das ações executadas. Trimestralmente, serão apresentados cronograma e planejamento dos encontros, cujas atividades serão registradas em imagens e textos no blog do Subprojeto.
AÇÃO 2- ACOMPANHAMENTO DAS PRÁTICAS DE SALA DE AULA
Observações de aulas pelos licenciandos nas escolas parceiras, atentando para metodologias empregadas, para usos do livro didático e para processos de avaliação. Nesta etapa de reconhecimento das dinâmicas e práticas docentes, os graduandos ampliarão conhecimentos sobre o trabalho docente, através da percepção e análise de diferentes práticas e de seus impactos no ensino de língua materna. Assim, estarão mais aptos a participarem, com supervisores e coordenador, da criação de experiências metodológicas inovadoras que contribuam para aprimorar o ensino de língua portuguesa.
AÇÃO 3- ADAPTAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS
Licenciandos, supervisores e coordenador, considerando a realidade das turmas acompanhadas, procederão à adaptação e produção de materiais didáticos estimuladores do desenvolvimento de competências discursivas dos alunos. Essas produções (jogos, fichas de leitura e de consulta, livretos e cadernos de atividades, dentre outras, que serão utilizadas nas ações do Subprojeto) envolvem atividades de estudo de gêneros textuais para conhecimento de suas características sociocomunicativas e composicionais, de sua organização e de seu estilo pelos discentes da Educação Básica.
AÇÃO 4- CRIAÇÃO DE BANCO DE TEXTOS (BT)
Levantamento do acervo das bibliotecas das Escolas pelos licenciandos, supervisores e alunos, sob orientação do coordenador, com objetivo de criar um Banco de Textos. O BT foi idealizado tendo em vista a necessidade de elaboração de materiais didáticos para incrementar aulas de língua portuguesa. A ação comporta duas etapas: a de captura de materiais (textos expressivos de diferentes gêneros) e estruturação do BT (procedimentos de arquivamento em Cadernos de Textos); em seguida, a de análise dos textos do BT selecionados para composição de materiais didático, em reuniões mensais.
AÇÃO 5- PRÁTICAS DIDÁTICAS NO FORMATO DE PROJETOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS
Implementação de projetos, com a atuação do coordenador, dos supervisores e licenciandos, pautados em diferentes gêneros textuais (principalmente, os literários, jornalísticos e da tradição oral), envolvendo atividades com emprego de materiais didáticos diversificados, que possam dinamizar as práticas docentes, de modo a estimular a superação das dificuldades de aprendizagem encontradas pelos alunos das Escolas. Está prevista a apresentação de um produto final com trabalhos dos discentes (festival, livro, jornal, mural etc.), destinado à circulação social efetiva.
AÇÃO 6- ORGANIZAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INTERTEXTUAIS COM AUXÍLIO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS
Participação do coordenador, dos graduandos e supervisores na elaboração de sequências didáticas que, tendo como foco a análise da adaptação de romances, contos e folhetos de cordel para o cinema, solicitam a utilização de recursos audiovisuais. A ação incentiva a leitura intertextual de obras literárias e leva ao exame das estratégias usadas na releitura das obras literárias, conforme a situação comunicativa. A partir desse trabalho com a intertextualidade, os alunos das escolas parceiras recriarão intertextos literários por meio de resenhas, resumos, paródias e paráfrases.
AÇÃO 7- PAPO DE ESTUDANTE (JORNAL ESCOLAR)
Edição de jornal impresso, semestral, pelos licenciando, com auxílio dos supervisores e do coordenador, no qual os discentes das escolas parceiras publicarão seus textos. Tendo por principal objetivo incentivar a leitura e a produção de textos em sala de aula, esta ação, pautada na metodologia de projetos, volta-se, através da realização de oficinas, para o trabalho com vários gêneros da esfera jornalística, colocando os alunos na posição de jornalista, crítico, anunciante, cronista, dentre outras.
AÇÃO 8- LENDO E ESCREVENDO POEMAS
Organização de atividades de estímulo à leitura e produção de textos poéticos pelos alunos das escolas parceiras, com vistas a contribuir para o desenvolvimento de práticas de letramento literário. Planejamento e execução de oficinas pelos licenciandos, supervisores e pelo coordenador como forma de abordagem dos poemas e de abertura de espaços para a produção desse gênero na sala de aula. Ao final, os poemas dos alunos comporão um Caderno de Poemas e serão apresentados nos eventos “Poesia na calçada” e “Recital de poesia”.
AÇÃO 9- AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS ALCANÇADOS
Participação dos supervisores, licenciandos e do coordenador, em reuniões mensais, nas escolas parceiras, objetivando a análise do alcance do material didático produzido e das ações efetivadas. Serão realizadas reflexões sobre o desempenho escolar dos alunos das turmas acompanhadas, com ênfase no desenvolvimento da capacidade de produção oral e escrita de gêneros textuais.
AÇÃO 10- CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE BLOG
O blog a ser criado pelos licenciandos, sob a orientação do coordenador e dos supervisores, assumindo o formato de arquivo de ideias e de experiências, composto por imagens (fotos de eventos, pôsteres) e textos (comentários críticos, sequências didáticas, projetos, relatos de experiências, cronogramas), servirá de meio de registro e divulgação das atividades realizadas pelos pibidianos. Através dele, portanto, serão compartilhadas as ações ocorridas no âmbito do Subprojeto.
AÇÃO 11- PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Participação do coordenador, dos supervisores e licenciandos em eventos científicos, através da apresentação de artigos acadêmicos e pôsteres, visando à divulgacão dos resultados alcançados pelo Subprojeto e ao relato das experiências vivenciadas no espaço escolar.
AÇÃO 12- ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS PERIÓDICOS
Produção de relatórios pelo coordenador, pelos supervisores e licenciandos para apresentação dos resultados parciais e finais do trabalho realizado.
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